- Área: 386 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sorin Diaconescu
-
Fabricantes: Dinesen, Warema
Descrição enviada pela equipe de projeto. De um ponto de vista funcional, o programa de necessidades e a reduzida área do terreno impuseram uma proposta vertical. Projetada para uma jovem família de quatro pessoas, a casa aplica princípios de organização de uma residência térrea à condição vertical do terreno.
O princípio geral na disposição dos espaços internos foi conectá-los visualmente e manter um acesso fácil entre os ambientes adjacentes, localizados em plataformas à meio pavimento, verticalmente separados. Os ambientes em si podem ser abertos e estendidos nas áreas de circulação através de divisórias móveis dobráveis e de correr, acrescentando à conectividade geral. O programa também exigia um elevador que conectasse os quatro pavimentos da casa.
Os espaços de estar estão organizados em torno de um vazio central que se estende até o topo da casa, através de uma claraboia central. Este espaço articula todas as circulações, vertical e horizontal. Este princípio também é mantido na organização do terraço de cobertura, composto por um deck e cobertura verde meio pavimento acima. Toda superfície do terraço é planejada como uma extensão dos espaços de estar externos. No térreo e no centro da casa foi plantada uma árvore, vivendo e crescendo junto com os habitantes da casa.
Os materiais utilizados tanto para os interiores como para os exteriores são naturais, celebrando as pequenas diferenças e imperfeições, como na madeira de lariço ou dos tijolos aparentes. O detalhamento das fachadas ventiladas e as transições graduais entre as superfícies opacas e transparentes, a repetição de elementos e sua sombra na dinâmica luz do dia, todos estes estão acrescentando nuances ao volume monolítico da casa. Todas as superfícies externas de madeiras não possuem tratamento.
A maioria dos pisos, elementos da escada e revestimentos de parede são feitos em madeira de aberto, com tratamento em óleo branco. Alguns dos materiais dos revestimentos externos também estão presentes nos interiores.